vale do catimbau
DATA A DEFINIR
O Vale do Catimbau tem terra árida, quase desértica. Apesar de ser considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil e ter sido nomeado parque nacional em 2002 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é pouco conhecido e explorado. É um refúgio da natureza no sertão de Pernambuco, com cerca de 62 mil hectares e se estende pelos municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga.
O Vale do Catimbau está localizado a 300 km do Recife, no sertão do Moxotó e o caminho que nos levará a ele tem duração de aproximadamente 4 horas.
Ao chegarmos na pequena cidade, somos impactados com a beleza do lugar. Formações rochosas muito raras parecem ter sido esculpidas pelo tempo, retocadas pela ação do vento e da chuva. Vale a pena sentar no alto dessas rochas e esperar para fotografar o sol se pondo. Nos paredões de arenito, podemos ver as marcas deixadas pelos antigos habitantes das cavernas. As pinturas rupestres são informações sobre o universo simbólico desses grupos. Podemos encontrar muitos tesouros no Vale, várias espécies de plantas, árvores e flores compondo um visual único. Mas é preciso ir além disto para ter uma experiência mais completa do lugar, que tem excelentes artistas populares e ainda uma das poucas aldeias indígenas que nosso país possui.
Nossa expedição mapeou belíssimas paisagens e vai te levar a conhecer alguns sítios arqueológicos, comunidades locais, ateliês de artistas e artesãos locais. Por ser um lugar tão vasto, achamos que nossa vivência no parque não poderia ser menor que três dias. O Vale não é destino só para pessoas que gostam de fotografar, é para pessoas que gostam de história, arqueologia, antropologia, cultura e arte.
Esperamos você para essa experiência com imagens inesquecíveis e para descobrir um local com tantas potencialidades sensoriais e culturais.
Para maior segurança das pessoas do grupo, com uma intensa convivência nesses dias, propomos que todos façam o teste de covid até 48h antes do início da expedição. Durante a expedição, se alguma pessoa apresentar sintomas de qualquer tipo de infecção respiratória, será obrigatório o uso de máscara em todos os momentos de convivência com o grupo.
O que não esquecer de levar
– Protetor solar
– Repelente contra insetos
– Camisa com proteção solar
– Tênis ou bota para trekking
– Meias sintéticas (absorve o suor dos pés mantendo-os secos e menos suscetíveis a bolhas)
– Mochila
– Cantil para água
– Chapéu UV
– Calça confortável
– Remédios de uso pessoal
– Lanterna e pilhas
– Capa de chuva
– Bastão de trilha/trekking
Equipamentos fotográficos sugeridos
Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da natureza e da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. Abaixo listamos apenas algumas sugestões. As orientações das fotógrafas serão feitas de acordo com o objetivo e equipamento de cada participante, inclusive celular.Câmera fotográfica DSLR ou mirrorless
– Câmera fotográfica DSLR ou mirrorless
– Smartphone
– Lentes de 17 a 400mm
– Tripé e/ou monopé
– Cabo disparador
– Cartões de memória
– Kit de limpeza de câmera e lentes
– Filtros UV e polarizador
– Disparador remoto (opcional)
– Capa de chuva
Observações importantes
O roteiro pode sofrer alterações após o início da viagem devido às condições climáticas e/ou caso as fotógrafas responsáveis considerem necessário.
Como iremos para áreas mais isoladas não é bom contar com maquininhas ou bancos 24h, então é bom levar dinheiro para suas despesas pessoais.
A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada à Mirabilia Photo, via email para mirabiliaphoto@gmail.com . A política de devolução do valor pago levará em consideração o tempo de antecedência da solicitação de cancelamentos, que incidirá diferentes critérios de multa e devolução do valor pago, conforme explicitado abaixo:
O valor do sinal equivale ao pagamento da taxa de serviços de agenciamento e intermediação (conforme Lei No. 14.046/20), e não será reembolsado em nenhuma hipótese, nem mesmo caso fortuito ou força maior.
Se a desistência for formalizada em até 90 dias (noventa) dias do início da expedição haverá multa no de 20% (vinte por cento) por pessoa do valor total da expedição, além do valor da taxa de agenciamento e intermediação.
Se a desistência for formalizada entre 89 (oitenta e nove) a 60 (sessenta) dias do início da expedição, haverá multa de 30% (trinta por cento) por pessoa do valor total da expedição, além do valor da taxa de agenciamento e intermediação.
Se a desistência for formalizada entre 59 (cinquenta e nove) a 31 (trinta e um) dias do início dos serviços haverá multa no importe de 40% (quarenta por cento) por pessoa do valor total da expedição, além do valor da taxa de agenciamento e intermediação.
Se a desistência for formalizada até 30 (trinta) dias do início da viagem não haverá direito ao reembolso das quantias pagas tendo em vista que a empresa necessita remunerar os hotéis, prestadores de serviços e demais serviços terceirizados já contratados para a viabilização da viagem no formato oferecido.