Aos poucos, a efervescência volta à vida cultural. E a Academia Pernambucana de Letras não é exceção. Na tarde de hoje (20/04), o secular casarão da Avenida Rui Barbosa, nas Graças, abre as portas às 15h para receber o escritor e professor Cristovam Buarque. Com mais de 30 obras publicadas, o pernambucano já foi senador e Ministro da Educação. E veio à cidade para o lançamento de seu mais novo livro O mundo é uma escola.
E o mundo é uma escola mesmo. Que o diga a fotografia acima da nossa amiga Teresa Maia, fotógrafa com “F” maiúsculo. A foto é repleta de tantos significados, e serviu para ilustrar o calendário 2021 da Companhia Editora de Pernambuco, que foi integralmente dedicado a outro educador famoso, que fez história no Brasil e no mundo: Paulo Freire. A foto mostra duas faces da difícil vida no eito da região canavieira, onde até o século passado havia uma multidão de pessoas analfabetas.
Academia Pernambucana de Letras recebe hoje o ex-Ministro Cristovam Buarque para falar sobre educação.
A foto mostra o caminho duro e sem volta nem perspectiva de melhores dias dos cortadores de cana normalmente semi analfabetos. E deixa a entender, também, o provável melhor futuro dos estudantes que correm em direção oposta à dos trabalhadores na estrada de terra de um engenho. Sem estudo, os pais vão passar a vida na enxada. Com a escola, filhos e netos provavelmente terão um futuro de maior conforto e trabalho melhor. Os lavradores arrastam-se para o corte de cana. Os jovens correm para a escola que, na época dos seus pais e avós, não era de tão fácil acesso.
Na APL, Cristovam vai falar sobre literatura, mas sobretudo a respeito da nova publicação que reúne 85 histórias vividas pelo escritor em viagens pelo mundo ao longo de décadas. Buarque é engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político filiado ao Cidadania. É o criador do Bolsa-Escola, que foi implantado pela primeira vez, nos anos 90, quando ele foi governador do Distrito Federal. Pernambucano do Recife, ele foi eleito em fevereiro deste ano para ocupar a cadeira de número 13, na Academia Brasiliense de Letras. Na APL, ele aproveita a ocasião para participar da roda de conversa, aberta ao público, na APL. Ele veio ao Recife para lançar O mundo é uma escola, na terça-feira (19), na Livraria Leitura, no Riomar. Nessa quarta, estará na APL. O professor vai ainda matar a saudade do bairro das Graças, onde fica a sede da Academia. É que foi lá que Cristovam passou sua infância e costumava passear de bicicleta.
Abaixo, você confere outras informações sobre Educação.
Fonte: http://oxerecife.com.br/2022/04/20/academia-pernambucana-de-letras-recebe-cristovam-buarque-ex-ministro-da-educacao/