Expedição Lajedo do Pai Mateus – DATA A DEFINIR

Expedição Lajedo do Pai Mateus – DATA A DEFINIR

lajedo do pai mateus

DATA A DEFINIR

 

O Lajedo de Pai Mateus fica na região do Cariri Paraibano, na cidade de Cabaceiras, que é conhecida como “Roliúde Nordestina”, por ser locação frequente em filmes e séries para televisão. Em 1929 o curta metragem “Sob o sol nordestino” foi a primeira gravação audiovisual realizada na cidade, depois, quase 60 produções filmaram em Cabaceiras, entre elas “Cinema, Aspirina e Urubus” (2005), “Canta Maria” (2006), a série da TV Globo “Onde nascem os fortes” (2005) e “O Auto da Compadecida” (2000) – que deu uma grande visibilidade à cidade, que virou quase toda cenário do filme.

Além da beleza da pequena cidade de cinco mil habitantes, do seu povo afável e muito familiarizado com a fotografia, o cinema e o audiovisual, há várias trilhas e lajedos muito bonitos. O lajedo de Pai Mateus, que fica a 25 km do centro da cidade, é o mais famoso: uma elevação rochosa que sustenta formações de gigantescas de granito com aproximadamente 1,5 km2 com grandes pedras arredondadas que chegam a pesar quase 50 toneladas, chegando a mais de 4 metros de altura. O Pai Mateus, segundo a lenda contada pelos moradores, era um ermitão curandeiro que atendia várias pessoas que o procuravam por volta do século XVIII. Lá tem uma formação rochosa que atribuem a ter sido a sua casa. Em algumas outras pedras há inscrições rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há 12 mil anos.

Mas há outras formações rochosas também muito interessantes para visitarmos, umas em que no nascer do sol desfrutaremos a maior beleza daquela paisagem, outras já serão melhores irmos no final do dia. Há também formações rochosas peculiares, que formam cavernas escuras com pequenos feixes de luz, com o qual poderemos fazer alguns exercícios fotográficos práticos e belas fotos.

Para maior segurança das pessoas do grupo, com uma intensa convivência nesses dias, propomos que todos façam o teste de covid até 48h antes do início da expedição. Durante a expedição, se alguma pessoa apresentar sintomas de qualquer tipo de infecção respiratória, será obrigatório o uso de máscara em todos os momentos de convivência com o grupo.

O que não esquecer de levar

Protetor solar
Repelente contra insetos
Camisa com proteção solar
Tênis ou bota para trekking
Meias sintéticas (absorve o suor dos pés mantendo-os secos e menos suscetíveis a bolhas)
Roupa de banho
Mochila
Cantil para água
Chapéu UV
Calça confortável
Remédios de uso pessoal
Lanterna e pilhas
Capa de chuva
Bastão de trilha/trekking

Equipamentos fotográficos sugeridos

Esta viagem é destinada a todos os entusiastas da natureza e da fotografia, de iniciantes a profissionais, não havendo pré-requisito para inscrição, como nível de conhecimento ou equipamento fotográfico. Abaixo listamos apenas algumas sugestões. As orientações das fotógrafas serão feitas de acordo com o objetivo e equipamento de cada participante, inclusive celular.

Câmera fotográfica DSLR ou mirrorless
Smartphone
Lentes de 17 a 400mm
Tripé e/ou monopé
Cabo disparador
Cartões de memória
Kit de limpeza de câmera e lentes
Filtros UV e polarizador
Disparador remoto (opcional)
Capa de chuva para câmera, se quiser proteger seu equipamento também da areia).

Observações importantes

O roteiro pode sofrer alterações após o início da viagem devido às condições climáticas e/ou caso as fotógrafas responsáveis considerem necessário.
Como iremos para áreas mais isoladas não é bom contar com maquininhas ou bancos 24h, então é bom levar dinheiro para suas despesas pessoais.

A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada à Mirabilia Photo, via email para mirabiliaphoto@gmail.com . A política de devolução do valor pago levará em consideração o tempo de antecedência da solicitação de cancelamentos, que incidirá diferentes critérios de multa e devolução do valor pago, conforme explicitado abaixo:

O valor do sinal equivale ao pagamento da taxa de serviços de agenciamento e intermediação (conforme Lei No. 14.046/20), e não será reembolsado em nenhuma hipótese, nem mesmo caso fortuito ou força maior.

Se a desistência for formalizada em até 90 dias (noventa) dias do início da expedição haverá multa no de 20% (vinte por cento) por pessoa do valor total da expedição, além do valor da taxa de agenciamento e intermediação.

Se a desistência for formalizada entre 89 (oitenta e nove) a 60 (sessenta) dias do início da expedição, haverá multa de 30% (trinta por cento) por pessoa do valor total da expedição, além do valor da taxa de agenciamento e intermediação.

Se a desistência for formalizada entre 59 (cinquenta e nove) a 31 (trinta e um) dias do início dos serviços haverá multa no importe de 40% (quarenta por cento) por pessoa do valor total da expedição, além do valor da taxa de agenciamento e intermediação.

Se a desistência for formalizada até 30 (trinta) dias do início da viagem não haverá direito ao reembolso das quantias pagas tendo em vista que a empresa necessita remunerar os hotéis, prestadores de serviços e demais serviços terceirizados já contratados para a viabilização da viagem no formato oferecido.